6.5.08

Impressões Prévias

Eu já devia ouvir AM há muito tempo. Mas admito: não ouço. E não é preconceito com a amplitude modulada - já faz tempo que minha relação com rádio se resume às aulas do Malhão.

Hoje, depois de ter brigado com um rádio quase portátil que tem aqui em casa - e ter sido derrotada por ele - fui para a Internet catar as rádios que já disponibilizam a transmissão por esse meio. Talvez todas, mas repito, ando radialisticamente desinformada.

EXPERIÊNCIAS

Primeiro foi a Rádio Universidade (1160 KHz). Surpresa: caso Isabela. Achei interessante, porém, que o apresentador estava fazendo um paralelo entre esse caso e o caso Susane Von Richthofen, que - pra quem não lembra - planejou a morte dos pais em 2002. Falávamos sobre Fait Divers na aula de Jornalismo Digital, e a relação entre os casos foi citada como exemplo para o tipo coincidência por antítese. Aliás, pra mim, outra coincidência oposta entre os casos é que Susane confessou, e o casal Nardoni/Jatobá está demorando.
Gostei dessa parte. Mas em seguida rolou uma música, e a proposta era ligar pra lá pra dizer de que novela a música fazia parte. Acho que eu era a única ouvinte que sabia que era d'O Clone, porque depois de muito tempo, ninguém tinha ligado ainda. Como não os ouvi falar em prêmios, eu que não ia passar por noveleira no ar.

Minha segunda tentativa foi a Gaúcha AM (600 KHz). Ficou na tentativa: o player da Gaúcha não funciona aqui! Aliás, queria saber qual o problema da RBS com meu querido computador, porque nenhuma das rádios da rede tocou aqui.
Antes que me perguntem: eu desbloqueei as pop-ups do endereço deles, e esta é a única recomendação em relação ao Firefox.

Depois, a Tupanci (1250 KHz), e em seguida a Cultura AM (1200 KHz, não sei se "pega" em Pelotas). Nos dois casos, era um programa musical. Ótimo, mas não era isso o que eu procurava. Particularmente, para ouvir música prefiro eu mesma escolher.

Finalmente, estou ouvindo a Guaíba AM (720 KHz). O programa é Plantão Esportivo, mas mesmo não entendendo estou me divertindo. Tem um jogador do Grêmio lá, e um ouvinte mandou a seguinte pergunta: "Tu estavas brincando quando falaste que o Grêmio ia disputar o Brasileiro, né?".

PROVISÓRIO

Estou registrando minha primeira impressão, mas sei que provavelmente ela mude conforme eu vá ouvindo mais rádio. E eu vou ouvir, é bom.

PROPAGANDA

Depois de tudo, a propaganda: às 22h45, na Rádio Universidade (1160 KHz - Pelotas e arredores), tem o programa Giro da Notícia. O Giro da Notícia é feito pelos alunos das disciplinas de Radiojornalismo I e II, e o programa de hoje (06 de maio) vai ser apresentado por mim. Quem tiver coragem pode ouvir também pela Internet.

6 comments:

Luciana Vasconcelos said...

Certo que eu ligaria!! Uma judiaria que não tenhas ligado =~
Quando falastes que estavas apresentando o programa, certo que fui procurar a rádio na internet, já nem sei sintonizar no som uhaiuahi

Marcos Leivas said...

Coitadinha da AM! Por mais que nós achemos a televisão, o impresso e a web mais atrativa que o rádio - especialmente a AM - temos de dar o braço a torcer que o rádio ainda é o melhor e um dos mais imediatos meio de comunicação. Parece que eu estou defendendo o Malhão, mas não é. Tenho mania de ouvir a Gaúcha para me manter informado quando estou dirigindo ou em casa - assumo que mais para os assuntos esportivos - e a Atlântida para ouvir as novas músicas e também o Pretinho Básico e te digo: não seria o mesmo cara informado sem eles. Te garanto que a tua segunda impressão vai ser melhor! hehe :-)

Mais um excelente post, tri organizado e redondinho - como diria o Manuel!

Beijo dona apresentadora! ^_^

Karina Peres said...

Lú: Talvez se eu tivesse ctg teria coragem de ligar d: mas passar vergonha sozinha não rola.

Marquinhos: Pois é, qnd eu ouvia o Y era uma pessoa melhor informada, tenho consciência. O problema é que nos horários nobres do rádio eu tô trabalhando. Mas até fui dar uma olhada em radinhos portáteis hoje d:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Eu acho que com o advento da música digital no formato MP3, o uso de MP3 Players aumentou absurdamente, pois permite que o usuário escolha o que vai ouvir*, o que faz com que o rádio seja 'esquecido', pois não tem como escolher as músicas que vão ser tocadas, não tem como passar a próxima faixa, isso sem falar que, quando os MP3 Players vêm com a função de rádio, é só FM, nada de rádio AM. Isso tudo vale para os celulares mais atuais, que vêm com player de música digital (que, no caso, geralmente é o formato MP3).

*Isso me lembra o falecido walkman, que, pelo menos eu, gravava em fitas as músicas, ou de vinil, ou de CD´s ou da própria rádio.

Karina Peres said...

Farofa: Pois é, concordo que isso tenha acontecido, só que é na AM que estão os programas de notícias em maioria. Na verdade, entendo que os MP3 Players e afins tenham "substituído" (embora não ache que sejam tão equivalentes) o rádio enquanto 'tocador de música', mas esses aparelhos não têm como ocupar a função jornalística do rádio.