3.5.08

Estaremos postando assim que estiverem nos atendendo

Telemarketing é a profissão alheia que você mais detesta.



Não é pra ser uma denúncia, mas é meio inevitável. O telemarketing anda tão mal visto que até a Associação Brasileira de Telemarketing mudou o nome para Associação Brasileira de Telesserviços. Seja qual for o motivo, a retirada da palavrinha proibida deve ajudar na imagem organizacional.

A ABT diz que "somente nos três últimos anos este setor [telemarketing] alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país." Dado o crescimento no número de ligações inconvenientes que recebemos, é fácil acreditar. Mas vale citar que a mesma Associação afirma que "as empresas brasileiras possuem [...] mão-de-obra capacitada." Isso é bem questionável.

A quem interessar, o site da ABT também disponibiliza
o Código de Ética do Programa de Auto-regulamentação do Setor de Relacionamento com Clientes e Consumidores.


GRAVAÇÕES


Para ser atendido por uma pessoa que finge ser uma máquina, precisamos ouvir por muito tempo uma máquina que finge ser uma pessoa.

São seis minutos apertando diferentes números do nosso telefone e ouvindo a musiquinha que parece nos dizer "não vais conseguir não te irritar". Pelo menos, passamos a conhecer todas as promoções da empresa.


NOME DE GUERRA

Liguei para a Brasil Telecom, para mudar meu plano de Internet. No suporte, a Vanessa me atendeu. Lembrei da minissérie O Sistema, em que todas as atendentes se chamavam Regina. Nos casos reais, acho que eles têm de mudar o nome constantemente.

Será que fora do horário de expediente eles não se confundem entre o nome real e o "nome de guerra"? Tele-marketing parece ser uma coisa como as Forças Armadas, com a diferença que o "nome de guerra" dos atendentes parece ser transitório, dos militares não é.


ESTRATÉGIA


Uma vez, uma colega disse ter uma estratégia para evitar a espera óbvia típica de quando queremos cancelar um serviço. Ela liga e pede para aderir a algum serviço, e quando é atendida pede para ser transferida para o cancelamento. Comigo não funcionou, e eu nem tinha ligado com essa intenção.

Vanessa me deu valores bem superiores aos que eu tinha visto no site - pesquisei antes de telefonar - e me explicou que aqueles eram valores para novos assinantes. "Não estamos oferencendo nenhuma promoção hoje, senhora." Embora eu já esperasse isso, reclamei da incoerência.

Aí veio a idéia:
"Vanessa, e se eu cancelar e reassinar - tendo direito então, aos planos expostos no site - quanto tempo fico sem Internet?"
"Não sei responder, senhora. A senhora vai ter de estar ligando para o cancelamento."
"Então me passa pra lá."
"Não posso, senhora. A senhora vai ter de estar fazendo novamente a ligação."

A imagem foi retirada do Scrapbia, que também faz um relato sobre o telemarketing.

Pô, não pode me passar pro cancelamento?! Aposto que se eu dissesse: "Vanessa, minha irmã aqui também quer assinar na casa dela", ela responderia: "Certamente, senhora, esteremos transferindo a senhora para o setor de vendas."


NÃO MALTRATE ATENDENTES DE TELEMARKETING

Estão se tornando comuns tutoriais para se livrar ou se vingar do telemarketing. O Gii Blogconselhos do tipo, bem como o Idéia Fix, que garante que suas dicas são originais.

Até a Superinteressante já publicou formas de fugir do telemarketing. Na seção Supermanual da edição 232, de novembro de 2006, o título era "Como driblar o telemarketing".

Em novembro de 2006 a Superinteressante publicou dicas para driblar o telemarketing.

No entanto, Ana Maes diz já ter passado pela experiência, e por isso pede que não maltratemos os atendentes. Eu sou supercompreensiva, principalmente no que se refere a trabalho, jamais faria isso de qualquer forma. Embora morra de vontade de usar só o gerúndio quando falo com eles.

Ainda assim, admito que quando a Vanessa disse que eu teria de estar fazendo novamente a ligação, pensei, "porra, Vanessa". Não falei nada, até porque no início da nossa conversa, tinha explicado que não reclamava pra ela nem dela, porque entendia que a estrutura é que era mal feita e que sabia que ela estava apenas trabalhando.

Os atendentes de telemarketing devem sofrer muito com reclamações sobre problemas que eles não podem resolver. Mas quem espera que a solução venha de alguém que não tem autonomia nem para não usar o gerúndio?


CANCELAMENTO

Arrependo-me por não ter calculado o tempo que levou para ser atendida pelo cancelamento.

O Diego (ou Diogo) foi quem me atendeu. Expliquei tudo de novo. Magicamente, o Diego me apareceu com um plano promocional legal. "Tá ótimo, Diego, é esse mesmo." Mais magicamente ainda, o Diego me ofereceu a opção de não reduzir minha velocidade mas me dar 50% de desconto. Como assim? "O Diego é o anjo do telemarketing."


PESQUISA

A máquina que finge ser uma pessoa pede para que respondamos uma pesquisa após o atendimento. Nada mais adequado - e arriscado - para uma empresa que adota o telemarketing. Porém, a pesquisa só avalia o atendente, não o serviço. Que falcatrua, heim?

"Certo que o Diego vai se dar na pesquisa", pensei, porque deve ser difícil algum atendente receber nota dez. E eu ia dar dez pra ele sem titubear, porque até me desejou saúde quando me ouviu espirrar.

Pra minha surpresa, a pesquisa consistia em uma pergunta: "Sua solicitação foi atendida pelo atendimento?" Opções: sim e não.

Inteligentemente incompetentes. Isso que eu queria confirmar quando quis fazer meu artigo de Comunicação Organizacional sobre telemarketing, e a Margareth não achou uma boa idéia. Toda a estrutura de atendimento é feita para ferrar o atendente e não questionar a empresa que a organiza. Não pode existir alguém que acredite, sinceramente, que esta pesquisa seria eficaz. É uma forma de se livrar da responsabilidade sem efetivamente fazer diferença, o famoso "tapar-furo".

5 comments:

Marcos Leivas said...

Tchê, li todiiiiinho o post! Muito bom, meus parabéns pela qualidade do texto e da organização que desses aos subtítulos. O post fluiu tri bem, até porque é um assunto engraçado e que me prendeu do início ao fim. EU DETESTO "ELES"! A minha tática quando ligam para a minha casa é dizer que posso ajudá-los com a minha "profissão" e não com cifras. Eles pegam o meu nome e telefone e NÃO LIGAM MAIS! hahaha O problema é quando eu tenho de ligar... fico horas pendurado ao telefone e normalmente mais estressado, muito mais! :/

Beijão Karinex e mais uma vez parabéns! :)

p.s.: layout clean, ficou tri!

Anonymous said...

Oi, sou do giiblog e não entendi muito o que vc quis dizer, mas obrigado por nos linkar.

Bem o post sobre TELEMARKETING não é nossa criação;;;por isso que ele tem fonte...

falow

Karina Peres said...

Marquinhos: Obrigada, já te falei que me derreti né? Mas o post do Inimigos do HP não vai rolar x: Talvez uma inserção no Twitter d:

Gustavo: Cara, não sei como te explicar o que eu quis dizer. Tipo, telemarketing é tão chato que já tem quem se preocupe em criar formas de se livrar dele. Eu entendi que não é criação de vcs, quem garante a originalidade é o outro blog linkado (;

Anonymous said...

Olá Karina:

O outro blog linkado é o meu, o Idéia Fix (!)
Obrigado pelo link! Fiquei muito feliz...

Ah.. eu GARANTO que minhas dicas são originais...Pode procurar que você não vai achar dicas IGUAIS as minhas (só se alguém já chupinhou sem dar crédito)
Pode reparar que eu escrevi no post: "Só não esqueça que o coitado é humano e está trabalhando…"

Brincar com o atendente é uma coisa (afinal, é a empresa que está pagando a ligação!).. humilhar é outra...

Acho que no caso da dica da piada, o atendente vai gostar, afinal, EU não me imagino sentado numa cadeira durante horas, para convencer alguém à comprar algo que nem eu mesmo compraria...

Tudo de bom pra vc...

Cleidson said...

Adorei o post. Quero cancelar a NET, mas é complicado. Como vc escreve bem!