7.1.08

Torta de palmito e afins

Como tive de estender meu período aqui em Porto Alegre, consegui pegar dias não tão quentes, como hoje (em que a temperatura máxima é de - apenas - 32°). Então, finalmente, fui conhecer um dos restaurantes vegetarianos de uma lista fornecida pela Sociedade Vegetariana Brasileira de Porto Alegre.

Fui ao Nova Vida. Mais que um restaurante, é um complexo de coisas alimentícias naturais - embora sirvam gelatina de origem animal. Pedi pra levar. O buffet livre era meio caro pra uma pessoa que não come tanto assim, como eu - mas dá direito a suco e sobremesa.
Cara, maravilha. Talvez seja difícil para carnívoros entender a felicidade que um vegetariano do interior sente ao poder se servir de torta de palmito, bolinho de repolho e panqueca de moranga. Pra quem tem de comer praticamente só salada de batata (isso se for sem frango desfiado, ainda) quando vai almoçar fora, aquilo era o paraíso.

Apesar do deslumbre, tenho de ser sincera. Pra um lugar totalmente vegetariano, deixa um pouquinho a desejar. Eu adorei porque gosto de "porcarias", como bolinhos e tortinhas - além do almoço, comprei uma quiche de espinafre pro café da tarde. Tirando essas bobagenzinhas, o almoço se resume a arroz, sopas e bife de soja, além de brócolis e outros vegetais que são comidos "sozinhos".
Mesmo assim, tá mais que ótimo. É complicado exigir muita variedade de um lugar com público relativamente restrito, pois pode resultar em desperdício.

13 comments:

Anonymous said...

Q tri o seu post! :):):):):)

Deixa eu adivinhar... Tu és vegetariana? Conhece o restaurante vegetariano chamado Teia Ecológica aqui em Pel?

Karina Peres said...

conheço, mas nem costumo ir na Teia.
nunca almocei lá, e quando fui comprar porcaria não tinha curtido muito. vale tentar de novo (:

Anonymous said...

ah, mas mesmo com as porcarias, imagina um restaurante desses em Pelotas :D seria o paraíso

Nic Hck said...

" um lugar totalmente vegetariano " que serve gelatina de origem animal????

é impressão minha ou tem algo de contraditorio nisso??

Marcos Leivas said...

Como carne vermelha e adoro. Aprendi a gostar de verdes e também adoro. Porém, respeito quem segue apenas a linha do vegetarianismo. Pelotas tem muito a crescer no mercado culinário vegetariano. Representantes desse clan poderiam incentivar ou até eles abrirem restaurantes especializados na área. Karinexxxx, vou te fazer um pastelão de palmito com cenoura, espetacular! :D


Beijo!

Karina Peres said...

Gabriela: só imagina! \o/

Diego: pois é, foi exatamente o que eu e a lista com os restaurantes dissemos. se ainda não deu pra entender, imagina o "totalmente" assim, entre aspas (:

Marquinhos: agora tu vais fazer mesmo T: d:

Saoki said...

Pois é, embora eu tenha desistido de ser realmente vegetariana até sair de casa (poupa os meus ouvidos da minha mãe - médica - e seus comentários sobre como eu devo estar muito anêmica), a Márcia, minha irmã, resolveu ser vegetariana por aqueles clássicos motivos espirituais (respeitem a liberdade alheia).
Então, estando em POA ela foi em um restaurante chinês acho que no Shopping Total, onde tinha comida muito mais variada do que as trouxinhas de repolho com soja e panquecas de abóbora. Se quiser eu te passo as coordenadas direito depois...

Bjos!

Karina Peres said...

não sou muito dessas comidas orientais, mas realmente tem uma pá de restaurantes desse tipo por lá.
acho que vou acabar indo em algum quado voltar a Porto.

Anonymous said...

vou continuar postando lá sim, voltei com tudo já, tô arrumando aos poucos, afinal... eh férias neh?! hehe vou te linkar tb! bezzzzo ;D

Francisco Lima said...
This comment has been removed by the author.
Francisco Lima said...

Oi. Posso me meter na conversa? hehehe
Primeiramente: te achei. Vou te adicionar no meu blog.

Segundamente: a Teia não é um restaurante macrobiótico, ou algo parecido? E isso não seria diferente de um restaurante vegetariano?

Uma vez eu almocei lá e achei horrível! Tudo tinha gosto de pasto (não que eu saiba o gosto que pasto tem...).

Se a comida fosse simplesmente sem carne... Mas não! Por que a massa não pode ser simplesmente com um molho convencional sem carne ao invés de uma massa com molho de nabo frito?

E olha que eu nem sou vegetariano! Mas vejo como uma causa respeitosa. Só acho complicado as inversões. Não é necessário substituir a carne por uma coisa bizarra, mas apenas preparar a comida sem ela(não em todos, mas em inúmeros casos).

Enfim... Tive de me intrometer.

Vou indo que me deu fome!
Beijos!

Karina Peres said...

É Chico, não sei o posicionamento da Teia, mas seriam coisas diferentes sim.
Esse lugar em que fui tem bastante coisa gostosa e não-necessariamente bizarra. Mas eu acho que o que acontece é que a maioria dos restaurantes - bem como nossos pais quando cozinham em casa - consideram necessária a carne em qualquer prato. Aí quando se faz outra coisa, que tenha outro alimento como principal, parece bizarro.
Por isso que se diz - ou eu digo - que vegetarianos não comem só salada. Tem um monte de coisa que dá pra fazer e ninguém consegue imaginar, por causa da prisão à carne. Eu acho, talvez.

SVB - Grupo Porto Alegre said...

Desde 2008 vários outros restaurantes vegetarianos abriram em Porto Alegre. Hoje há 4 locais totalmente veganos. abç