17.12.07

Ferramenta nova no Google Book Search

O blog do Google anunciou que o Google Book Search - pra seguir a tradição Google Everything - disponibilizou uma nova ferramenta. Agora, além de sugerir links de livrarias virtuais pra comprar o livro ali encontrado, ele também pode sugerir "livrarias de verdade", quer dizer, feitas de tijolo em vez de códigos binários e afins (sem ser pejorativa, gosto muito de lojas virtuais). Se tu digitas o CEP, ele procura as livrarias perto da tua casa e diz onde tem o livro.

Às vezes, escolher
a Internet para fazer compras não é só falta de opção; nem sempre a gente tá disposto a conversar com atendentes, pesquisar lugares etc. Nesses casos que essa ferramenta é útil.

"[...] digite o endereço ou o CEP de onde está. Um mapa da vizinhança se abrirá e as livrarias mais próximas estarão marcadas com um pontinho vermelho."

Talvez pelo tamanho relativamente pequeno da cidade, para CEPs de Pelotas esse mapa da vizinhança tem um raio de uns 60km. Usei o meu CEP e ele sugeriu muitas livrarias do Rio Grande (as cidades distam 60km, caso alguém de fora do RS tenha caído por aqui).
s
Aliás, inclui-se nessa lista de livrarias até uma que fica em Novo Hamburgo (cidade localizada cerca de 250km distante de Pelotas), que ele assimilou - acredito eu - porque ela se encontra em uma rua chamada Pelotas. No mapa, o Google indica o oposto: o pontinho vermelho está na rua Novo Hamburgo que existe em Pelotas, lá no Laranjal.

Desconfio ainda - mas não pude verificar - que ele apenas liste as livrarias próximas, sem saber se realmente o livro procurado está disponível lá. Dá pra deduzir isso pelo modo de busca que utiliza.

Apesar dos probleminhas, é fantástico, né? Oras, não custa nada a gente selecionar, da tal lista, as livrarias que nos servem e ir até elas. Embora, aí, também não resolva a questão da conversa com atendentes e pesquisa de lugares - continuamos tendo de ir até as lojas e perguntar, possivelmente em mais de uma. Mas isso é problema de quem mora no interior; para metrópoles, dá mesmo pra buscar por região.

Então, enquanto eu seguir pelotense de localização, minha ferramenta preferida do Google Book Search vai continuar sendo o preview. Trata-se de ler as primeiras - e às vezes todas - páginas do livro buscado ali no site mesmo. Nem sempre tá disponível, mas disponibilizar todos é algo fora do alcance do Google - é de pasmar, mas existe algo fora do alcance do Google.

5 comments:

Anonymous said...

Pelo que entendi, ele procura por todas as livrarias próximas do CEP fornecido, independente de terem o livro ou não. Ou ao menos achei extremamente bizarro ele ter listado 10 livrarias em Bagé, sendo que, que eu saiba, a cidade só tem 2 grandes livrarias, e ambas muito fracas :P Até vou dar uma volta pelas redondezas, porque o Google acusa a existência de uma livraria a duas quadras daqui de casa o.0 hehe

De qualquer modo, a ferramenta é muito interessante :)

Karina Peres said...
This comment has been removed by the author.
Karina Peres said...

É que para apenas listar as livrarias, serve o guia telefônico. Quer dizer, sendo assim, é mais propaganda que eficiência; embora realmente o blog não afirme que ele vai dar essa informação, como eu erroneamente presumi.

A propaganda funcionou, então.

Anonymous said...

ah, mas mesmo assim ainda tem uma pseudo-vantagem em relação ao guia telefônico: a possibilidade de visualização da localização das livrarias em um mapa :D

Karina Peres said...

pseudo, concordo.