O blog do Google anunciou que o Google Book Search - pra seguir a tradição Google Everything - disponibilizou uma nova ferramenta. Agora, além de sugerir links de livrarias virtuais pra comprar o livro ali encontrado, ele também pode sugerir "livrarias de verdade", quer dizer, feitas de tijolo em vez de códigos binários e afins (sem ser pejorativa, gosto muito de lojas virtuais). Se tu digitas o CEP, ele procura as livrarias perto da tua casa e diz onde tem o livro.
Às vezes, escolher a Internet para fazer compras não é só falta de opção; nem sempre a gente tá disposto a conversar com atendentes, pesquisar lugares etc. Nesses casos que essa ferramenta é útil.
"[...] digite o endereço ou o CEP de onde está. Um mapa da vizinhança se abrirá e as livrarias mais próximas estarão marcadas com um pontinho vermelho."
Talvez pelo tamanho relativamente pequeno da cidade, para CEPs de Pelotas esse mapa da vizinhança tem um raio de uns 60km. Usei o meu CEP e ele sugeriu muitas livrarias do Rio Grande (as cidades distam 60km, caso alguém de fora do RS tenha caído por aqui).
s

Desconfio ainda - mas não pude verificar - que ele apenas liste as livrarias próximas, sem saber se realmente o livro procurado está disponível lá. Dá pra deduzir isso pelo modo de busca que utiliza.
Apesar dos probleminhas, é fantástico, né? Oras, não custa nada a gente selecionar, da tal lista, as livrarias que nos servem e ir até elas. Embora, aí, também não resolva a questão da conversa com atendentes e pesquisa de lugares - continuamos tendo de ir até as lojas e perguntar, possivelmente em mais de uma. Mas isso é problema de quem mora no interior; para metrópoles, dá mesmo pra buscar por região.
Então, enquanto eu seguir pelotense de localização, minha ferramenta preferida do Google Book Search vai continuar sendo o preview. Trata-se de ler as primeiras - e às vezes todas - páginas do livro buscado ali no site mesmo. Nem sempre tá disponível, mas disponibilizar todos é algo fora do alcance do Google - é de pasmar, mas existe algo fora do alcance do Google.